terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Mudança de Atitude na Prática

Mudança de Atitude na Prática




Oie....
Agora chegou a hora da verdade, depois de anotar seus objetivos e metas para alcançá-los, vou mostrar o que fiz para conseguir de fato colocar em prática, os artigos li. Já mostrei todos os livros que li, mas vou reforçar neste post. No final farei uma lista de todas as referências que usei e que me inspiraram até aqui.
Primeiramente, os meus exercícios foram voltados a treinar o pensamento positivo, como disse antes, muitas vezes fracassei, não foi nada fácil controlar meus pensamentos (e ainda não é) para eliminar o pensamento negativo, e transformá-los em positivo, e neste caso o que eu fiz?
Sempre que um pensamento negativo resolve aparecer, eu reverto e penso em algo bom, transformando aquele pensamento ruim em bom, e foco nisso. É preciso falar e pensar, por isso praticar é essencial, se só deixarmos a vida fluir naturalmente, os pensamentos negativos fazem parte da rotina.
Hoje minha prática já é automática, veja, eu não disse que não tenho pensamentos negativos, e sim, que minha prática se tornou automática. Atualmente eu consigo transformar os pensamentos, de forma ágil, mas isso aconteceu depois de muito treinamento, muita leitura, muita busca de ajuda na internet (como é bom termos esse auxílio hoje em dia não é mesmo?).
Feito isso, algumas ferramentas são importantíssimas, e você pode pesquisar e encontrar a que melhor você se adapta.
Eu li esse site http://estadozen.com/artigos/7-pequenos-habitos-que-podem-mudar-sua-vida, que apresenta pequenos hábitos para mudar a minha vida. E agora trarei alguns trechos extraídos desse artigo, então vamos lá. Em primeiro lugar estabeleça uma lista para desenvolver novos hábitos:
  •     Implemente um desafio de 30 dias onde se concentra apenas num novo hábito.
  •      Coloque esse desafio/hábito preto no branco, escrevendo ainda quais as suas motivações, obstáculos esperados e estratégias para os ultrapassar.
  •     Dedique-se a 100%, de preferência publicamente.
  •     Registe o seu progresso.
  •     Dê a conhecer o seu progresso diariamente e, de preferência, publicamente.
  •     Tenha um amigo/comunidade de apoio para os momentos mais difíceis, seja real ou virtual.
  •     Recompense-se por cada vitória.

·         Se falhar, perceba o que correu mal, delineie uma nova estratégia e tente outra vez.



Esse foi o meu Norte, agora vou listar os 7 hábitos e fazer comentários de como eu coloquei em prática.
Para ler o artigo na íntegra, clica lá no link que indiquei. Você não precisa fazer todos eles, comece com 2, mas faça continuamente.
Pensamento Positivo: Acho que já falei bastante aqui como fiz para ter essa prática de forma automática, mas vou repetir a vocês, treine, treine, treine, e ...quando pensar em desistir, treine mais um pouco. Você perceberá a mudança incrível na sua vida depois que conseguir fazer isso, pois tudo se torna mais fácil depois, inclusive os próximos hábitos...rs
Exercício Físico: Esse foi um grande desafio para mim e ainda é, mas eu sempre tive aquela sensação prazerosa depois, e o que eu fiz, foi focar nesse sentimento, no bem que o exercício me traz para conseguir fazer disso dessa prática uma rotina.
Além disso eu estipulei uma meta. Como venho sendo desafiada por amigos a ir nessas corridas de rua, e não me sentia preparada para isso, eu comecei a treinar, e agora eu me dei a meta de que preciso fazer isso ao menos 3 vezes ao dia.
E como tenho atividade extra além do meu trabalho tradicional, eu estou sempre com a mochila, pois quando algo dá errado nos meus compromissos, eu vou correr. Essa é uma das minhas metas. Sim, eu escrevo toda semana o resumo do que fiz e o que não fiz. Eu atinjo sempre? Claro que não, mas eu tenho a meta, e aí eu sigo o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), traduzindo (Planejar, Fazer, Checar e Agir), esse é um método que aprendi na faculdade e que executo no trabalho, mas comecei a usar na minha vida também.
Uma tarefa de cada vez: Isso é importantíssimo, eu tinha o hábito da leitura de e-mail quando ele chegasse, e isso atrapalhava incrivelmente a minha produtividade, quando comecei a definir minhas tarefas diárias (profissionais e pessoais) e a executá-las uma por vez, minha produtividade se tornou incrível, e parei de ter aquela sensação de que o dia terminou e que eu não fiz nada. Com isso me estresso muito menos. Aqui o importante é o conceito de urgente e importante, não falha nunca.
Concentre-se em apenas um objetivo: Todos nós temos diversos objetivos na vida, e não seremos plenamente felizes realizando um só, mas para que as ações sejam eficazes, você precisa se concentrar em um objetivo até alcançá-lo, caso contrário não conseguirá nenhum resultado positivo. E veja, aqui não é abandonar os outros, apenas focar seus maiores esforços em seu objetivo principal.
Elimine o que não é essencial: Essa tarefa é extremamente importante, quando aprendemos a eliminar o que não é essencial, pois fica mais fácil focar. Eu era uma pessoa que vivia dizendo que a vida era corrida e que não tinha tempo, e eu realmente acreditava nisso, quando comecei eliminar o que não era essencial, eu aprendi a ter tempo para que meus sonhos se concretizem, e não mais só para sonhar.
Generosidade: Eu me acho uma pessoa boa por natureza, mas com os níveis de stress altíssimos eu não conseguia perceber que mesmo não fazendo maldades, eu não estava sendo boa. Então aqui vai uma dica importante, procure ajudar ao menos 1 pessoa por dia. Tenha isso como meta, você começa a enxergar a vida de outra maneira.
Rotina diária: Quando você cria uma rotina na sua vida, você consegue concretizar o que realmente é importante para você. A rotina é crucial para implementar novos hábitos, e você parece de vez aumentar as horas do seu dia. É realmente incrível.
Agora vejam, a mudança de hábito não é algo fácil de fazer, pois estamos mudando uma crença pessoal, e por isso requer treinamento, exercitar até chegar a perfeição, afinal quando queremos ser bons em algo é isso que fazemos não é mesmo?
Para fazer esse conceito entrar na cabeça, pense em você ou em alguém que conhece, que desejou entrar naquela faculdade dos sonhos, passar naquele concurso, o que foi preciso fazer? Estudar, estudar, estudar, pois quem é que nunca ouviu o ditado: “A prática leva a perfeição”.
O problema é que alguns desses ditados tão reais, são ditos com tanta naturalidade que não se pensa no que eles realmente dizem, então, eu fiz esse exercício, parei para pensar, entender, e compreendi, a prática leva a perfeição, portanto, tudo na vida nada mais é do que treinamento.





Assim, novamente fui buscar ajuda (de novo eu digo, amo o google e a era da internet), e encontrei um artigo que me norteia, “Mudança de Hábitos: Técnica dos 21 dias.”, de Antonio Azevedo e no site M de Mulher, no artigo “21 dias para muda a sua sua vida”.
E foi assim que decidi a mudança de hábitos, praticando até chegar no resultado adequado.
Quando fui no médico Nutrólogo para iniciar um novo comportamento, e seguir de fato hábitos alimentares novos, ele me disse exatamente a mesma coisa: “Você precisa fazer isso por 30 dias seguidos sem furo, para que os hábitos sejam criados, pois assim seu organismo começa a entender a dinâmica da perda de peso, e assim, começa de fato a emagrecer. ”
Ouvi isso e pensei, nossa tem até explicação da medicina sobre a prática por um período sem interrupção. Ah, eu realmente entendi a necessidade de fazer isso. Praticar, treinar o cérebro para novos hábitos.
Portanto, não adianta sair fazendo todas as mudanças de uma única vez, requer prática para isso também, o cérebro precisa compreender o que realmente está tentando mudar.
Sabe o que ajuda?
Certamente em algum campo da sua vida, você tem resultados incríveis, portanto pare e veja como você age para obter o sucesso e então, faça a mesma coisa nos demais campos que deseja alterar e também ter sucesso. Eu fiz isso, e o resultado é Surreal!!!!
E aí, eu decidi começar a fazer a mudança focando em eliminar peso. O peso que estava era algo que me incomodava muuuuito, não estava feliz, comecei a engordar pouco antes de engravidar da minha filha mais nova, que hoje tem 6 anos, engordei muito na gravidez, e depois nunca mais consegui voltar ao peso de antes. Agora estou em um processo evolutivo, e esse é o tema que irei desenvolver nos próximos textos, vou contar a vocês os inúmeros fracassos que tive nesse processo e como estou agora. Não cheguei no peso que quero, mas estou indo muito bem, e quero compartilhar com quem sofre das mesmas dificuldades que sofri até aqui....
Agora algumas recomendações.
                    Recomendações de leitura:
  • Livros:

    • “O Segredo”, de  Rhonda Byrne
    • “A Magia”, de  Rhonda Byrne
    •  “A Lei da Atração, o Segredo Colocado em Prática” de Michael J. Losier.



Como entrarei em temas específicos agora, quero neste post agradecer a todas as pessoas que contribuíram para minha evolução até aqui, muita gente deixou uma marca, um aprendizado, mas principalmente:
Agradeço meu marido, Bruno Cardoso, ele foi sem dúvida, o grande responsável por minha mudança, meu amor, meu companheiro, nós brigamos sim, mas ele é meu apoio fundamental, ele me ouve, me dá colo, mas também me coloca na realidade, quando é disto que estou precisando. Amo demais!!!
Minhas filhas, Beatriz e Carolina, pois elas sem dúvida são a parte fundamental para que eu escolha levantar e não me entregar ao desanimo.
Minha mãe, Rose Strada, pois, em todo meu processo, ela sempre foi a minha incentivadora, a pessoa que acredita em mim em todas as circunstâncias.
Minha sogra, Maria Iracema, que é uma segunda mãe para mim, me ajuda, me entende, e também torce muito, verdadeiramente pelo nosso sucesso.
Minhas amigas sensacionais, Marcia Pinheiro, que além de amiga, também é voluntária nesse blog, e é minha linda editora, Laura Paiva (que aliás é a grande responsável pelas leituras das sequências do livro, “O Segredo  que citei), e Jessica Nara, que foi meu ombro amigo e minhas marteladas quando necessário. Elas foram as pessoas que estiveram comigo em todos os momentos, e olha que alguns eu não fui fácil não.
A toda minha equipe de Ouvidoria da empresa atual, pois eles aturaram alguns momentos difíceis da minha vida, mas sempre relevaram algum stress desproporcional, entendendo que o momento não era o mais adequado.
Vocês lerão em um dos artigos que indiquei, que é fundamental a presença de alguém para te ajudar a levantar, quando aquele desanimo bate, sozinho é muito difícil, então tenha sempre em quem se apoiar. Poucos e bons amigos são essenciais em nossas vidas.
Se você não tiver alguém próximo o suficiente para te ajudar, eu aqui, me coloco a disposição para ser aquele ombro amigo, no final da página, tem um formulário, você pode dizer o que precisa, deixar seu telefone, você decide. Serei apenas um ombro amigo, nada mais que isso.
Não sou psicóloga, nem coaching, nem nada que seja profissional neste assunto, mas como Ouvidora de profissão, e agora atingindo os meus objetivos, posso estar com você naquele momento que você diz, eu não consigo. Eu direi: “Você consegue sim, levanta daí, e vamos fazer diferente” A mudança só depende de você, e de mais ninguém...  Lembre-se: “Você é o que..... você quiser ser”.
#euescolhivencer
#2017omelhoranodetodos


Até o próximo post!!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário